Top 10 – Programas de TV e Canais do Youtube

Padrão

TV

Já começo me justificando ao afirmar que é difícil fazer uma relação dos “melhores” canais ou programas, porque estamos falando sobretudo de uma questão de gosto. E gosto, como dizem, é que nem cu: cada um tem o seu. Tem gente que gosta de novela e tem gente que não gosta; tem gente que gosta do Zorra Total, tem gente que não ri daquilo. E embora o gosto possa ser questionável (e, na maioria das vezes, é mesmo), as preferências nessa área nunca são universais e passam longe de ser unânimes.

Ademais, os maiores canais da internet são aqueles já bem conhecidos da galera. Fazer um rol do arquimanjado seria como chover no molhado. A maioria das pessoas já sabe quem são o Zangado, Jovem Nerd, o Omelete e o Porta dos Fundos. Eu também gosto. Mas sinto que não seria relevante colocá-los na lista, ainda que o caráter de competição seja típico do tipo de postagem a que se destina esta categoria de textos.

Por isso eu preferi uma abordagem mais alternativa. Em vez de citar programas de tv e vlogs seguindo exclusivamente o meu gosto pessoal (que pode ser só meu), eu optei por dividir minhas escolhas em seções, escolhidas de acordo com o gosto médio da população. Assim, teremos um único programa ou canal na categoria “humor”, outro na categoria “ciência” e por aí vai.

P.S.: como não assisto TV aberta, os programas aqui descritos são exclusivos da TV fechada.

***

DESENHO ANIMADO – Mister Pickles

 

Mister Pickles é uma série de desenho animado que ficou de ser produzida por um canal americano, mas acabou nunca vindo à luz pela tevê. Depois disso, entrou na rede e ganhou um hype absurdo por, digamos, sua forma controversa de fazer comédia, baseada quase que totalmente em humor negro. O cão que dá nome ao título é um animal que veio do inferno e que apronta as mais cruéis e sangrentas cenas de decapitação, esquartejamento e similares na história da animação. Simplesmente hilário!

***

VARIEDADES – Irmãos à Obra

 

Os irmãos Jonathan e Drew Scott, empreiteiro e corretor de imóveis, respectivamente, protagonizam esta série do canal Home & Health. Enquanto o segundo busca casas para pessoas a preços acessíveis, o primeiro se encarrega de remodelar o novo imóvel por dentro, usando o dinheiro que sobra para reformas. O trabalho de ambos é fantástico. Existe outro programa muito similar, chamado “Ame-a ou Deixe-a”, que também é muito bom e se passa no Canadá também.

***

HISTÓRIA – Trato Feito

 

“Trato Feito” é um dos programas mais viciantes que já foram produzidos e possivelmente é o carro chefe da grade de programação do History Channel. Fala do cotidiano de uma loja de penhores em Las Vegas. Parece trivial, mas as coisas que as pessoas vendem lá deixam você pensando o quanto valeriam, porque muitas são bastante antigas e raras. Às vezes eles têm que chamar especialistas que trabalham em museus e similares, e as histórias contadas sobre os objetos quase sempre são surpreendentes. Sem contar que os caras são hilários!

***

CIÊNCIA – Nerdologia

 

Por incrível que pareça, existem muitos canais brasileiros no Youtube que falam sobre ciência. Eu escolhi o Nerdologia porque eles simplesmente pegam as perguntas que fazíamos quando éramos crianças e nos dão uma explicação 100% científica. É muito legal. Por que o muro de gelo de Game of Thrones não seria possível? Por que existem montanhas? O Flash seria mais forte do que o Superman? A linguagem é acessível e o trabalho é super-profissional. Recomendo para quem tem filhos que não gostam de Física.

 

CULTURA – Montfort

 

Um dos canais mais fantásticos e interessantes do Youtube é, sem sombra de dúvida alguma, o canal da Associação Montfort! Independente de sua orientação religiosa, o nível intelectual que eles passam a cada vídeo é soberbo. Vale muito a pena ficar atento. Neste em específico, que fala da Paideia, uma obra de Werner Jaeger (que eu inclusive ganhei de Natal e estou lendo), o professor Marcelo Andrade faz uma interpretação sensacional e eu arriscaria a dizer que até muito original, muito embora eu não tenha ainda chegado nem à página 100 da obra em questão.

***

GAMES – Velberan

 

Existem muitos canais que falam de notícias de games no Youtube e também fazem gameplays. Alguns inclusive são bastante famosos e caíram no gosto do público, como o canal do Zangado. Minha opção pelo canal do Velberan se deve basicamente a três fatores: o trabalho é bem feito, a pesquisa é profunda e ele ainda tem um número diminuto de assinantes. Neste em específico, ele fala da história do Playstation e narra detalhes da estratégia de venda que o tornou um dos consoles mais vendidos da história -um prato cheio para quem se interessa não apenas por games, mas por marketing e publicidade.

***

HUMOR – Filthy Frank

 

Filthy Frank é um personagem absolutamente insano criado por um americano com ascendência japonesa. Com um tipo de humor que se desvia pelo completo nonsense, digamos que pode não ser cômico para todos… mas para mim é engraçado demais! Frank também faz umas paródias musicais, sempre pelo lado do nonsense, que eu considero muito bem feitas. Não obstante, como o próprio design requer, tudo é muito tosco neste canal. É curioso porque sempre tem muitos acessos, apesar da falta de profissionalismo. O vídeo em questão é uma exceção à regra do canal e resvala para a sátira explícita de comportamentos sociais em Rede.

***

FILMES – Quatro Coisas

 

“Quatro Coisas” é um canal muito profissional, que faz uma pesquisa profunda e uma edição requintada de seus vídeos. Não fala exclusivamente de filmes, mas de cultura pop em geral. Chama-se “Quatro Coisas” porque disserta sobre uma coisa boa, ruim, velha e nova. Ultimamente o cara tem experimentado novas fórmulas, mas eu gosto mesmo do tema “Quatro Coisas”, que fala das falhas, dos acertos e normalmente nos mostra jogos de video-game relacionados ao filme e action figures que você pode encontrar no mercado. Se ele quisesse, poderia fazer até uma parceria com lojas de eletrônicos.

***

PSICOLOGIA – Controladores da Mente

 

“Controladores da Mente” é uma série do Canal Discovery que faz experimentos mentais com pessoas comuns aleatoriamente escolhidas, para provar que a mente humana pode ser “controlada”. Na verdade não existe um “controle” propriamente dito, mas uma espécie de manipulação mental que se vale da forma como o cérebro humano funciona, lida com os “pontos cegos” da percepção para ludibriá-la. Você está dentro de uma loja e um assaltante careca e baixinho entra e rouba o caixa; assim que a polícia chega, as outras testemunhas dão do criminoso uma descrição oposta àquilo que você viu (e todo mundo viu); você vai ratificá-las ou se opor ao senso comum? Tudo depende de seu referencial, que o cérebro escolhe entre as variáveis e, às vezes, de acordo com sua personalidade. O (bom) cérebro tem uma tendência a rejeitar o dado absurdo, por exemplo. É com esse tipo de coisa que eles trabalham.

***

ZOEIRA – Narrador de Vídeos

 

Os caras tiveram a brilhante sacação de fazer a narração de fails através da voz robótica e escrota do Google Tradutor. Tudo isso complementado por um roteiro cômico por demais. O resultado ficou hilário e divertidíssimo! Neste “Resumo da Zoeira” temos uma coletânea da zoeira infinity que andou circulando pela Rede há uns tempos atrás.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s