Divagações de Outubro

Padrão

Guerra

* É muito fácil o sujeito ser “mais compreensivo” com uma mulher, se ele a está comendo. Foda é você abrir mão de um deleite por honra ou convicção pessoal. Foda é você arriscar tudo num lance só para fazer o que é certo, sem expectativa de lucro posterior. Para fazer uso do outro, mesmo por uma questão de vaidade, nada é empecilho. Contudo, para respeitar a si mesmo e ao outro, é preciso atravessar uma ponte vietnamita algumas vezes. Cada um faz a sua escolha, mas estou certo de qual é a verdadeira. Como eu dizia no mito de Orfeu, o amor possui uma certa autonomia.

* Eu nunca disse pra ninguém, mas a verdade é que eu nasci na Alemanha, em 1940. Aos cinco anos de idade, meu pai, oficial da Gestapo, pediu dispensa a Himmler, alegando que pretendia viver nos EUA. Claro que o bondoso regime nazista foi bastante compreensivo. Naturalizado americano, eu me formei como piloto da aeronáutica e fui convocado pela NASA para a Missão Marte. Na viagem, pegamos um buraco de minhoca e fomos parar no futuro, onde a Terra pós-apocalíptica havia sido dominada por chimpanzés. Quando retornei ao tempo atual, não notei diferença alguma -exceto pela aparência. Achei que seria mais coerente me naturalizar brasileiro.

* Deve ser porque nasci no Dia do Soldado, mas sou de um temperamento belicoso. Como dizia o Capitão Nascimento, “missão dada é missão cumprida”. De modo que, se traço algum objetivo, sou obstinado a ponto de atravessar campo minado, arame farpado, divisão de infantaria pesada, sniper e o caralho a quatro. Hesitação é deserção, não há dúvida. Se há rearranjo de parâmetros, bala no tímpano de meia dúzia e segue em frente. Guerra é assim mesmo.

* Tenho ímpeto de conquista, tanto pela característica feminina quanto pela masculina. Conquistar para alguns é um meio, mas para mim é um fim também. Sem falar que existe sempre aquela necessidade de subjugar. É natural do ser humano certa dose de vaidade nas relações, desde que não ultrapasse os limites éticos. Não obstante, existe uma grande diferença entre ser um competidor e entre ser um jogador nato. Embora haja certa similaridade entre o jogo de azar e o esporte, neste último você não precisa contar com a sorte, senão naquilo que é da vida. No esporte, perder ou ganhar não fazem tanta diferença; no jogo de azar, pelo contrário, ganhar é mais do que ganhar e vice-versa. A gente tem meio que uma compreensão intuitiva disso, mesmo quando faz merda.

* Deve ser por isso que adoro Rush, No Limite da Emoção. Já pensou como seria estar na pele de Nick Lauda, no hospital, longe da corrida que decidiria o título? Deve ser frustrante. Podia ser esporte, mas se transforma em jogo de azar: você torce pra bolinha não cair no número errado. O que deve dar um pouco de alívio é o cara estar na frente do segundo colocado por alguns pontos. É injusto, mas a vida é assim.

* A questão relacionada à caça é a seguinte: você tem que ter foco e concentração. Tem que saber os hot spots. Se não puder estar em posição superior, tem que pensar muito mais. Normalmente a gente caça animais ligeiros e ariscos. Então a gente fixa a mira e prende a respiração algumas vezes, para criar foco. Só então vai a bala. Adoro a sensação de jogar Sniper Elite, mas nunca fui fã de coisas como Medal of Honor.

Deixe um comentário

