5 Pensadores Contemporâneos que Você Precisa Conhecer

Padrão

Imagem

“Eu acho o Chico Buarque um horror, um equívoco, um chato, um parnasiano.”

1. Lobãomais conhecido como músico, o velho roqueiro tupiniquim tem chamado atenção recentemente por suas declarações polêmicas, sob um viés pouco ortodoxo para um libertário. As críticas de Lobão são direcionadas ao status quo artístico, cultural e político de nossa sociedade, visando atingir principalmente partidos hegemônicos da esquerda e o monopólio espúrio da “arte cult” nacional, uma invenção neurótica de alguns pseudointelectuais chauvinistas. Impressionante a capacidade de síntese do músico e a agudeza e originalidade das ideias.

Imagem

“A crítica não tem sobre a psicologia das massas o poder sugestivo que têm as crenças afirmativas, mesmo falsas.”

2. Olavo de Carvalho: você pode não acreditar nas suas opiniões a respeito do “Aquecimento Global” ou nos seus pitacos sobre saúde pública (quando ele diz, por exemplo, que cigarro não faz mal pra saúde), mas tem que admitir pelo menos duas qualidades marcantes no filósofo brasileiro: seus culhões e o inigualável conhecimento que ele tem sobre as ideologias de esquerda. Nunca vi Olavo recuar um passo sequer nas suas convicções, mesmo que isso tenha lhe causado graves transtornos financeiros e jurídicos.

Imagem

“The burden of originality is one that most people don’t want to accept.”

3. Marilyn Mansonanticristão, andrógino, libertino e uma série de outros desqualificadores. Epic Fail como músico. Não obstante, temos que admitir que Manson pensa com clareza e distinção sobre muitos assuntos que assombram a modernidade. Ainda me lembro da épica entrevista que ele deu ao Michael Morre a respeito da tragédia em Columbine, ocasião em que fora acusado, à época, de incitar os jovens a se comportarem com violência. Grande parte das letras de suas músicas deve ser observada com atenção.

Imagem

“Os que desprezam os pequenos acontecimentos nunca farão grandes descobertas. Pequenos momentos mudam grandes rotas.”

4. Augusto Cury: é uma pena que esse psicólogo sofra tanto preconceito da parte de círculos de intelectuais de direita. Não podemos julgar um livro pela capa, assim como não podemos questionar sua credibilidade unicamente por se tratar de um autor de livros de autoajuda. Para quem já leu o que ele escreve, Cury é muito mais do que uma “máquina de mensagens motivacionais”. Sua visão do mundo é bem arguta e inteligente, e ele não poupa críticas, muito pertinentes aliás, a aspectos viciados de nossa realidade.

Imagem

” O normal da nossa poesia atual é a poesia cocô de cabrito, sequinha, apertadinha e idêntica.”

5. Alexei Buenomuito culto, Alexei é um poeta brasileiro, de estilo bastante “conservador” digamos, que gosta de descascar os concretistas e a máfia “literata” da Academia, uma espécie de “dinastia” usurpadora, com toda sua singular impáfia. Assim como Lobão, seu estilo é iconoclasta, e ele gosta de questionar os gurus e deuses pagãos da autonomeada “alto cultura” brasileira. Para acalmar os ânimos de Alexei, recentemente lhe entregaram um Prêmio Jabuti -e eu espero que não tenha surtido efeito.

Anúncios

4 comentários sobre “5 Pensadores Contemporâneos que Você Precisa Conhecer

  1. Alessandro

    Lista sensacional. Jamais esperei ver Olavo de Carvalho e Marilyn Manson na mesma lista, mas assistindo a entrevista citada deu para notar que o sujeito é no mínimo sincero.

  2. CARA

    você é burro cara que loucura, como você é burro, que coisa absurda tudo isso ai que você disse é burrice, eu não consigo gravar muito bem o que você falou porque você fala de uma maneira burra

  3. André Luís Vianna

    Sua incomum lista possui personagens invulgares,indubitavelmente.E,realmente,seria bem interessante q se conhecesse,ao menos,um pouco do q propõe cada um deles.N obstante,quero falar d 2 deles(e d um,em especial):Olavo d Carvalho e Augusto Cury.Ambos sofrem do terrível e abjeto mal d se crerem,sempre,”corretos”em sua opiniões,desconsiderando “séculos e quiilômetros”d conhecimento humano bem fundamentado(N digo impassível d crítica e d revisão,mas c excelente e persuasiva construção).No entanto,cm psiquiatra q sou,posso melhor comentar d Augusto Jorge Cury(q N é psicólogo,é médico psiquiatra tb).Ele N sofre d preconceito p Intelectualidade Direitista N!Sofre é d”conceito formado”p acadêmicos e cientistas!N POSSUI RELEVÂNCIA CIENTÍFICA E ACADÊMICA ALGUMA!Seus textos N são citados em revistas especializadas,sua presença é nula em eventos da área,seu nome é irrelevante em qquer discussão séria sobre as Ciências da Mente.N há menção a ele na formação d médicos e d psicólogos(a N ser p se”tirar sarro”,p se comentar sobre o q N se pensar!).É sério!E isto N ocorre p gratuito e invejoso preconceito N(afinal,qdo o autor é bom e relevante,sua indiscutível produção intelectual se sobrepõe a qquer “rusguinha prosaica”)!AUGUSTO CURY N INVENTOU NADA D NOVO,N TROUXE AVANÇOS NOS CONHECIMENTOS FILOSÓFICO E CIENTÍFICO,N GEROU MODIFICAÇÕES RELEVANTES NA CONCEPÇÃO ATUAL(TÉCNICA)DA MENTE!Seus livros só fazem sucesso c leigos(e p um motivo simples:QDO A PESSOA DEIXA D SER LEIGA,NOTA QTA ABOBRINHA O TAL DO AUGUSTO ESCREVE)!Do pto d vista especializado,É LIXO!!P quem N acredita,é só buscar se informar,perguntar,numa Universidade,ou c um profissional gabaritado,ou abrindo um bom livro técnico d Psicologia,d Pedagogia ou d Psiquiatria e conferir(N haverá o nome do arrogante e alienado dito cujo lá,será cm se ele N existisse…até pq,deste pto d vista,ele N existe mesmo,hehe!)!

    • Julia Britto

      É preciso ser um revolucionário da área acadêmica para ser uma pessoa de ideias merecidas de respeito?

      (Obs: Eu sou leiga, não tenho vergonha de admitir. Meu sonho é cursar psicologia quando terminar o ensino médio, e queria apenas conseguir provar das pequenas coisas da vida, e não ser reconhecida e aplaudida academicamente. Tenho muito medo de me tornar orgulhosa como o senhor, queria aprender nesse curso a me desconstruir e não o oposto 😦 )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s