Ateus vs. Razão (round 2)

Padrão

1. Se o Design Inteligente é verdadeiro, como explicar a existência de peixes que têm olhos e são cegos?

R: Os bagres, que possuem olhos mas não enxergam, são peixes que vivem nos ambientes escuros das cavernas. Ora, se um peixe tem olhos e não os usa, não há razão para sua existência, correto? Logo, o “design” não teria sido tão inteligente assim… Questão primária, de fácil resolução. Esses peixes cegos naturalmente não devem ter vivido sempre na caverna: antes eles precisavam de olhos. Se migraram para as cavernas, deve ter havido alguma vantagem nisso para eles, como a de fugir de predadores ou de aproveitar outras faculdades dos animais de sua espécie.

2. Qual é a razão pela qual Jesus não respeitava o mandamento de guardar o sétimo dia?

R: Simples: ele tinha necessidade premente de algo. Quando os fariseus o repreenderam a esse respeito, ele citou o caso do sujeito cujo burro se precipitou num buraco. Ora, sendo o burro seu meio de sustento, seria natural a urgência em resgatá-lo. Assim, Deus não vai mandá-lo para o inferno pelo fato de você faltar à missa por estar doente, por exemplo. “Misericórdia quero, não sacrifício”.

3. As mulheres são a razão pela qual os homens têm mamilos. Logo, as mulheres não poderiam ter nascido depois dos homens.

R: É mesmo? Eu não sabia. Quer dizer que descobriram que a galinha vem antes do ovo? Parabéns, campeão! Como eu já disse, isso não desqualifica a narrativa do Gênesis, cujos propósitos restringem-se a educar o povo israelita conforme determinada filosofia de vida, segundo lhe parecer mais didático e assimilável, relativamente a esse povo. Por exemplo: Deus não poderia ter criado tudo em sete dias, por motivos óbvios, mas fica mais fácil para um povo primitivo assimilar isso do que ter que entender sutilezas físicas e biológicas fora de seu alcance tecnológico e que, de todo modo, nada acrescentariam à essência do Gênesis. Fácil, não?

4. Por que Deus envia crianças anencéfalas?

R: Novamente a questão da existência do Mal… Por que existe o Mal? Porque o homem pecou contra Deus. Uma vez aberta a “Caixa de Pandora”, o mal entrou no mundo e se manifesta nele das mais diversas formas, com participação ativa ou passiva do homem. Por exemplo, antes do pecado o homem era imortal; depois dele, se tornou mortal. Isso porque a natureza do homem se corrompeu pelo pecado. Dessa forma, a natureza do homem de per si está sujeita a falhas, seja a nível anímico, seja a nível biológico, seja a nível social, seja a nível intelectual… etc. ad infinitum. Logo, não é Deus o responsável pelas crianças anencéfalas.

5. Deus fez o dilúvio por crer ser uma solução para o Mal. Deus fez o homem, mas depois se arrependeu. Deus erra e não é onisciente.

R: Deus só sabe o que precisa saber. Deus não é fofoqueiro nem babá de ninguém. Se você quer pegar sol, ótimo; mas lhe advirto que sol em excesso causa câncer –suponhamos que você, então, pegou câncer por insolação e me culpou por não ter lhe impedido. A culpa é minha?

Deus não erra. Ter admitido “erros” foi uma forma de reforçar a narrativa escatológica, planejada por Sua inteligência criadora desde há muito. Dessa forma, Ele reforça seu caráter de “pai injustiçado” frente ao filho ingrato no primeiro caso (ou “capítulo”), e também nos ensina, no segundo caso (ou “capítulo”), que o Mal não pode ser simplesmente “varrido” do mundo, pois está entranhado no homem e exigiria, desse modo, a extinção do mesmo… ou sua transformação redentora. Com efeito, há muitas passagens do Velho Testamento que prefiguram e se correlacionam com o Novo Testamento, literariamente falando; não há espaço para “acaso” no enredo do universo, para uma tal inteligência criadora.

6. Deus nos dá o livre-arbítrio, mas nos ferramos se não seguirmos o Seu arbítrio. Isso é justo?

R: O vaso corresponder à vontade do oleiro: isso é justo. Gosto de ser um ser independente, optando pela justiça por minha própria vontade. Me orgulho disso. Mas, sobretudo, sou feliz por isso. Não vejo razões para que seja diferente. Não sou vaidoso a ponto de querer ser Deus e reger as coisas em absoluto (como certo anjo caído o quis).

7. A prova da Evolução está nos genes.

R: Que prova? A falácia da “semelhança biológica”? Não é uma refutação isso, apenas um novo foco, microscópico, jogado em cima de “argumentos” evolucionistas já desmascarados antes.

O fato de um macaco possuir 98% dos genes humanos não prova parentesco reprodutivo algum; não vou poder pedir exame de DNA nem pensão alimentícia de um orangotango por causa disso. Se a semelhança genética diz algo a respeito da origem em comum dos seres, o buraco é bem mais embaixo, suscitando questionamentos metafísicos e, quiçá, astrofísicos. De modo que, a caráter de exemplificação, poderíamos relacionar perfeitamente o universo criado com a tela de um pintor realista, na qual não são necessárias uma cor ou traço específico para representar cada um dos seres diversos e únicos. Não por acaso os átomos constituem toda e qualquer matéria, não?

Assim, podemos dizer que a vida surgiu de uma simples explosão de poeira e gás –mas não podemos, em sã consciência, dizer que “evoluiu” para o ser humano, por meio de alguma façanha reprodutiva (sic!) extraordinária a tal ponto que contrariasse a lei física da causa e do efeito, segundo a qual o efeito é sempre menor do que a causa.

Ora, não foi o Big-Ben que “transou” com a ameba “essencial” e criou um mutante mais perfeito que seus pais. Não haverá mutantes mais perfeitos do que nós, no futuro, soltando raios pelos olhos ou vestindo esqueletos de adamantium. Isso é literatura infantil evolucionista –ou gibi da Marvel Comics. Se há mutação benéfica, isso é uma variação fenotípica, não tem nada a ver com alguma transmissão de super-genes G.I.Joe.

Os ateus vão dizer que não é fácil imaginar os seres surgindo do “nada”, assim, de graça. Também não é fácil imaginar um universo em quatro dimensões –e, no entanto, é assim que nos parece racionalmente mais plausível.

Anúncios

2 comentários sobre “Ateus vs. Razão (round 2)

  1. 1)Hum interessante levando em conta que sim há evolução mas guiada por Deus então o homem evoluiu dos hominídeos , não confunda criacionismo com a fé pura assim então Adão e Eva não existiram e Jesus morreu em vão pelo pecado original fica a dica.
    2)Não seria essa urgência a própria morte dele em glória para ele mesmo ? Se o fim do mundo citado brevemente há quase 2000 anos não veio logo qual a pressa de um homem que não pode exercer seus atos até os 30 anos, tivesse ele começado antes.
    3)Hum considerando o fato da palavra de Deus ser a verdade e tendo que ser levada a sério isso seria um ofensa a ele. E ele cria homem e mulher no sexto dia descansa , consagra e depois cria só o homem depois a mulher curioso não ?
    4)Hum mas Deus antes da Criação não havia criado os anjos que se rebelaram ? E Deus já admitiu ser a fonte do mal. E como uma criança no utero peca ?E ele já disse que cria todos os homens certo ?
    5)Se Deus não pode prever o futuro a mulher novamente foi um bug , e Jeová já quis agir de maneira irracional e foi repreendido por Moisés e se arrependeu do que faria.
    6)Mas Jeová em vários momentos manipula quanto “endureceu o coração” do faraó ou quando disse que confundiria as pessoas a mentira isso é intervir certo ?
    7)Os fenótipos são causados por grandes mudanças nos genótipos isso demonstra mudanças físicas e mutáveis um bom exemplo são os cães todos tem o mesmo ancestral ,mas se dividem em várias raças pois a reprodução é capaz de modificar genótipos e então influenciar os fenótipos , um cão que pesa 3kg é descendente de um mesmo que pode pesar 100kg se essa mudança é tão clara pode ser aplicada em nós que somos hominídeos e não macacos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s