Brega é enviar e-mail

Padrão

É comum a gente ouvir dizer que carta, carta convencional, a la Werther, é coisa de romântico. Um eufemismo para “ridículo” e “ultrapassado”.  Sem dúvida que o correio eletrônico facilitou a vida de muita gente e veio para ficar. Mas não gratuitamente.

Para começar, ler no computador cansa. Quando se lê um e-mail, quase sempre se está de saco cheio. As letras são pequenas ou grandes demais, os anexos demoram a abrir. E não importa a velocidade da conexão, porque estaremos sempre insatisfeitos.

Uma correspondência comum, apesar dos pesares, sempre compensa.  Porque a caligrafia, e isso era algo a que não atentávamos antes da “era virtual”, reflete também o estado de espírito da pessoa, às vezes dizendo mais do que o próprio texto. Quando vem com aquelas alegorias e adereços, que a propósito não ficam aprisionadas no infame “anexo”, são ainda mais bonitas.

Ou seja, até mesmo no quesito “praticidade”, as cartas convencionais são melhores.

Talvez seja este o aspecto que torna as correspondências artesanais mais interessantes que as eletrônicas: a simplicidade. Não é de se surpreender. Muitas das obras de mãos humanas, que foram “assimiladas” pelo mercado e, logo, reduzidas a um padrão impessoal, malgrado desprezadas no passado, tornaram-se itens valiosos no presente. Tudo o que é feito “a mão”, pode reparar, é mais procurado, mais apreciado, mais caro.

Brega é tudo aquilo desgastado pelo uso, tudo aquilo que não corresponde verdadeiramente ao que se propõe. Cartas são objetos humanos para seres humanos. Mas quem sabe se aquela carta de amor que vocês escreveu na adolescência não lhe vai render bons lucros daqui a vinte anos?… Aí sim você vai poder incluí-la na categoria “brega”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s